sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A primeira mulher

Gerda Taro (1910-1937) foi fotógrafa e jornalista alemã. É uma das criadoras da moderna fotografia de guerra e ficou conhecida pelo seu registo da Guerra Civil Espanhola em fotos que hoje marcam a memória daqueles eventos.






A 6 de março de 1980, a escritora belga Marguerite Yourcenar torna-se a primeira mulher eleita para a Academia Francesa.








Maria José Brito Estanco Machado da Luz, nasceu a 26 de Março de 1905, na freguesia de São Clemente, concelho de Loulé.
 Inicialmente inscrita no Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes, viria mais tarde, a optar pelo curso de arquitetura, tendo recebido o prémio de “o melhor aluno de Arquitetura” ao terminar o curso em 1942, tornando-se assim a primeira arquiteta portuguesa.

Fonte: Arquivo Distrital de Faro







Aurora Teixeira de Castro e Gouveia nasceu no Porto, em 1891. 

Em 1918, durante o governo de Sidónio Pais, foi criado o Decreto n.º 4676 que possibilitava às mulheres o poder para exercerem profissões na função pública, deixando no entanto explícito que os cargos dirigentes continuariam destinados aos homens e o direito ao voto permaneceria proibido para as mulheres. Aproveitou o momento e começou a exercer não só como advogada, tornando-se na segunda mulher a fazê-lo em Portugal, como também abriu um escritório em Alcântara, onde desempenhava as funções de notária pública, ficando assim conhecida na História como a primeira mulher a exercer esse cargo não só em Portugal como na Europa.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre



A freira Nathalie Becquart, nascida em Fontainebleau (França), em 1969,
 é a primeira mulher a ser nomeada para subsecretária do Sínodo dos Bispos
 pelo Papa Francisco








 Sabiha Gökçen, turca que se tornou a primeira mulher a pilotar um caça – 1937








Leola N. King foi a primeira mulher polícia de trânsito nos E.U.A.
(1918)

Fonte:https://culturainquieta.com









A alpinista sul coreana Oh Eun-sun alcançou,  em 2010,  o cume do Annapurna, tornando-se a primeira mulher, num restrito lote de alpinistas,  a conquistar as 14 montanhas mais altas do mundo (acima dos 8.000 metros). (Fonte: SIC Notícias)







Simone Veil, sobrevivente dos campos de concentração nazi e figura central do feminismo na Europa, não foi apenas a primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente do Parlamento Europeu entre 1979 e 1982, foi também a primeira pessoa a ocupar o cargo de Presidente de um Parlamento Europeu diretamente eleito pelos cidadãos.







 
Vanessa Gomes trocou a psicologia pelos relvados e acaba de se tornar na primeira mulher a arbitrar um jogo de futebol profissional masculino em Portugal. (Fonte: jornal "Record").







Helen Keller (1880-1968) foi uma escritora e ativista social norte-americana. Cega e surda formou-se em Filosofia e lutou em defesa dos direitos sociais, em defesa das mulheres e das pessoas com deficiência.





Fanny Durack: Nadadora australiana conquistou o primeiro ouro olímpico da natação feminina nos 100m livre nos Jogos de Estocolmo em 1912






Jeanne Baret, aventureira francesa, viajava vestida como homem, pois as mulheres, no século XVIII,  eram proibidas de embarcar .  Foi o seu amor à botânica que a levou a integrar a expedição tendo descoberto mais de seis mil plantas. 
































































 

Sem comentários:

Enviar um comentário