quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Um novo "mundo"

        No regresso à escola, após um longo período de confinamento, realizaram-se diversas atividades de acolhimento com os alunos, com o objetivo de promover o bem-estar socioemocional, a segurança, o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Nesse âmbito, os alunos do 6.º G realizaram uma reflexão conjunta, na aula de Português, sobre este novo “mundo” que se abriu, de repente, para eles.


UM NOVO "MUNDO"
- pelos alunos do 6.ºG -

         Em março de 2020, as notícias traziam para as nossas vidas o Covid-19, um vírus que viria a provocar alterações profundas no nosso dia-a-dia.
A maior e mais devastadora foi, sem dúvida, o período de confinamento a que o país foi obrigado. Durante este período, ficámos, quase todos, em isolamento social, pelo que, fomos privados das saídas e do convívio com os nossos amigos.
A nível escolar, a maior alteração prendeu-se com a substituição das aulas presenciais por aulas síncronas.
Estas tiveram, sem dúvida alguma, vantagens e desvantagens. No que diz respeito às vantagens, destacamos as seguintes: o desenvolvimento da autonomia dos alunos, o facto de permitirem ter aulas, ainda que à distância, e uma maior flexibilidade na gestão do tempo.
Relativamente às desvantagens, salientamos as dificuldades que alguns alunos tiveram em adquirir e aplicar conteúdos/ conhecimentos sem a ajuda dos professores, dificuldades na gestão do tempo e a dependência da tecnologia.
As aulas síncronas, a maior novidade de todas, correram, no geral, bem. Possibilitaram o contacto professor-aluno e permitiram diminuir algumas dúvidas que íamos tendo, aquando da introdução de novos conteúdos. Contudo, na nossa opinião, deveriam ter sido mais frequentes e terem uma maior duração. Alguns professores também mandavam trabalhos em excesso, mas lá fomos conseguindo, com mais ou menos ajuda, e a generalidade dos docentes enviava a correção das tarefas por via eletrónica.
A nosso ver, a estratégia “telescola” foi a menos eficaz. No caso do segundo ciclo, os conteúdos eram apresentados por ciclo e não por ano e, muitas vezes, incidiam mais no 6.º ano. O tempo dado para a realização das tarefas também não estava ajustado às nossas capacidades.
Concluindo, o Covid-19 trouxe muitos inconvenientes, mas serviu para nos ensinar a ser resilientes e a sair da nossa “zona de conforto” com determinação e um maior sentido de responsabilidade.

....

Professora Paula Nunes
Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva


Sem comentários:

Enviar um comentário