quarta-feira, 22 de julho de 2020

OPINIÃO



“ A CRIANÇA PROMOTORA DA MUDANÇA AMBIENTAL”

A educação para a cidadania, enquanto processo educativo, visa contribuir para a formação de seres humanos responsáveis, autónomos, solidários e participativos que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo. As nossas escolas constituem um importante contexto para a aprendizagem e o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimensões da educação para a cidadania, tais como: educação para os direitos humanos; educação ambiental/desenvolvimento sustentável; educação rodoviária; educação financeira; educação do consumidor; educação para a igualdade de género; educação intercultural; educação para o desenvolvimento; educação para a defesa e a segurança; educação para a paz; educação para a saúde, etc.
No âmbito desta disciplina, neste ano letivo que agora termina, enquanto docentes titulares das turmas do 2º ano de escolaridade, pusemos em prática o projeto “ A CRIANÇA PROMOTORA DA MUDANÇA AMBIENTAL”. Nos dois períodos letivos com aulas presenciais fizemos a sensibilização aos alunos para o uso correto dos ecopontos existentes nas salas de aula, no interior da escola e no recreio/exterior. Os alunos fizeram a separação dos resíduos sólidos que posteriormente eram colocados na compostagem; construíram mini ecopontos para separação do lixo doméstico; elaboraram folhetos/cartazes, desenhos e pinturas; fizeram construções com materiais reutilizáveis e recicláveis, como sejam as construções de brinquedos, proporcionando-lhes melhor diversão nos tempos livres. Os nossos alunos revelaram preocupação ambiental, verificando-se que as crianças fizeram a separação do lixo na sala de aula/recreio e continuaram a fazê-la em suas casas, demonstrando preocupação em reutilizar os materiais. 
Neste último período letivo, tínhamos agendada para o dia 20 de maio a VISITA AO MUSEU DO PAPEL, em Paços de Brandão, não se vindo a concretizar pelos condicionalismos que a pandemia nos impôs. Em alternativa, os alunos, em casa, fizeram a reciclagem de papel, obtendo novas folhas, sendo de salientar a criatividade de alguns trabalhos e as mensagens nelas contidas. Apesar dos diversos condicionalismos no ensino à distância, demos continuidade à consecução de algumas atividades. Continuamos a incentivar os nossos alunos para reciclar e reutilizar alguns materiais, apelando à criatividade de cada um. No enquadramento do nosso projeto com as aulas do #EstudoEmCasa, numa perspetiva de preservação dos recursos naturais, sensibilizamos os alunos para a necessidade de poupança da água nas habitações e respetivos espaços exteriores. Os alunos aderiram com entusiasmo como provam os bons e diversos trabalhos que enviaram para o Classroom. Todos os alunos manifestaram interesse pelas atividades propostas. Revelaram sentido de responsabilidade, espírito crítico e criativo, face às temáticas desenvolvidas. 

  Professor António Alberto Barbosa
 Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva





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