quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Recursos Educativos Online

RECURSOS DIGITAIS para alunos e professores:


1. CASA DAS CIÊNCIAS - recursos de Biologia, Física, Geologia, Introdução às Ciências, Matemática, Química, Astronomia - do 1.º ciclo ao 12.º ano.



2. RTP Ensina - disponibiliza vídeos, áudios, infografias e fotografias produzidas pelos diferentes canais da Rádio e Televisão de Portugal ao longo das últimas oito décadas. Para além de pequenos excertos de entrevistas ou programas, encontramos, no RTP Ensina, também alguns grandes documentários com grande relevância para determinadas matérias escolares.




3. PROJETO LITTERA - base de dados que disponibiliza, aos investigadores e ao público em geral, a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses, as respetivas imagens dos manuscritos e ainda a música (quer a medieval, quer as versões ou composições originais contemporâneas que tomam como ponto de partida os textos das cantigas medievais). A base inclui ainda informação sucinta sobre todos os autores nela incluídos, sobre as personagens e lugares referidos nas cantigas, bem como a “Arte de Trovar”, o pequeno tratado de poética trovadoresca que abre o Cancioneiro da Biblioteca Nacional.

 


4. A QUÍMICA DAS COISAS - Trata-se de um projeto do Departamento de Química da Universidade de Aveiro que proporciona uma variedade de atividades interativas, divertidas, interessantes e educativas para todas as idades, que reforçam a ideia de que é à Química e às suas aplicações que se devem os medicamentos, os combustíveis, os metais e, virtualmente, todos os produtos manufaturados.
À Química atribuem-se grandes responsabilidades na resolução dos problemas globais do nosso mundo. De facto, as Nações Unidas consideram que a educação em Química e o desenvolvimento desta ciência são vitais para enfrentar desafios como as alterações climáticas, para garantir fontes sustentáveis de energia, alimentos e água potável e para manter o ambiente global para o bem-estar das populações.




(em atualização)









Sem comentários:

Enviar um comentário